Fintech
Ferramentas
Figma
ClickUp
UI Design
Princípios do design
Design system
Responsive design
Tailwind Framework
UX Design
Design Thinking
UX Research
Emotional Design
User Flow
StoryBoard
Taxonomic Architecture Information
Accessibility Design
Dev Experience
Resumo
A Duopen é uma fintech em etapa de growth. É um software B2B com o objetivo de ajudar instituições educacionais a otimizar seu processo de negociação de bolsa de estudos. O core do projeto é um dashboard com a vida financeira completa de um aluno por meio do open finance que avalia automaticamente a situação do aluno para receber uma bolsa de estudos.
1º etapa, UX Research:
UX Research foi de suma importância para a definição de User Flow.
Briefing - Para entender como a Duopen e os sócios se enxerga de dentro para fora. Após conversas e reuniões com o cliente, pude entender sobre o modelo de negócios da Duopen e clareza no seu propósito: Facilitar o acesso à educação e fomentar o setor da educação com a tecnologia. O core do projeto é um dashboard com a vida financeira completa de um aluno por meio do open finance. Concluímos que a uma experiência (UX) fluída, prática e intuitiva era indispensável para o projeto e para a interface (UI) o cliente preferiu o estilo Flat Design.
Benchmark - Comecei pesquisas relacionados ao setor que a Duopen está inserida, concorrentes, usuário e sua percepção sobre todo esse ecossistema (via noticias e pesquisas de terceiros). Pude concluir que os gastos com educação das famílias varia de acordo a sua renda. Famílias com renda per capita acima de R$ 10.000 dispendem um valor em educação 51 vezes maior do que o valor dispendido pelas famílias com renda per capita de até R$ 500 (IDados). O Brasileiro médio valoriza a educação e acredita no seu poder transformador. Os alunos são selecionados para as bolsas de estudo com base em seu perfil socioeconômico. As bolsas de estudo são concedidas da seguinte forma: Bolsa integral para alunos com renda familiar mensal per capita de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo e Bolsa parcial para alunos com renda familiar mensal per capita de até 3 (três) salários mínimos. (gov.br).
Persona - Eduardo Silva, diretor financeiro de uma instituição de ensino superior, é um profissional experiente e comprometido com a eficiência financeira e o acesso dos alunos a bolsas de estudo. Ele busca uma solução tecnológica que simplifique a gestão financeira da instituição e agilize o processo de concessão de bolsas, valorizando a praticidade e a agilidade. Com uma visão estratégica e foco em resultados, Eduardo espera um dashboard detalhado e recursos de análise preditiva para tomar decisões embasadas e otimizar processos. Sua frase-chave reflete a necessidade de uma solução que simplifique a gestão financeira e a concessão de bolsas de estudo.
Discovery - Com base em todo o contexto do projeto, identifiquei duas oportunidades de negócios:
Taxonomic information architecture - Arquitetura de informação refere-se a forma com que o conteúdo é exibido para o usuário. Uma arquitetura de informação baseada em taxonomia (Taxonomic information architecture), exibe o conteúdo com base em uma taxonomia ou sistema de classificação, agrupando informações com base em características compartilhadas ou atributos específicos, o que pode ajudar na organização de grandes volumes de dados. Pela necessidade de exibir múltiplos tipos de dados ao usuário, tomei a decisão de utilizar esse tipo de estrutura.
Bento design - O Bento Design trabalha em conjunto com princípios de design, usabilidade e acessibilidade para criar produtos digitais bem projetados. Taxonomia é um dos conceitos relacionados que o Bento Design considera para otimizar a experiência do usuário. A motivação para utilizar esse tipo de experiência veio dos benefícios evidentes e combinar com a Taxonomic information architecture.
Viés da facilidade de uso - Refere-se à tendência dos usuários em preferir e avaliar positivamente sistemas, produtos ou interfaces que são mais fáceis de usar. Esse viés está relacionado à ideia de que os usuários tendem a atribuir maior valor a produtos ou serviços que são mais acessíveis, intuitivos e requerem menos esforço para interagir. A decisão de incrementar ao projeto foi que o usuário também irá utilizar o produto durante negociações e precisará do máximo de agilidade e rapidez nesse momento.
2º etapa, User Flow (UX Design):
Abaixo será listado as principais funcionalidades junto com um resumo e as decisões tomadas em cada uma.
Alunos - O objetivo dessa tela é listar todos os alunos no banco de dados da instituição. Visando cumprir com todas as atribuições do Discovery, tomei as seguintes decisões para a interface:
Filtro lateral - Visando facilidade em filtrar com poucos cliques e dinamismo na atualização dos dados da tabela.
Busca - A motivação foi permitir ao usuário um pesquisa direta com nome ou CPF. Para garantir a facilidade de uso, decidi deixar o campo de busca grande e separado dos demais elementos da tela.
Lista de alunos - Entendemos que as principais informações de cada item da lista são: Nome do aluno e a confiabilidade. Por isso, apliquei Information Architecture Hierarchy (Arquitetura de Informação baseada em Hierarquia) O nome com o tamanho de um título e a confiabilidade em formato de badge garantiram a Hierarquia necessária.
Dashboard sobre o Aluno - O objetivo dessa tela é mostrar informações financeiras sobre o aluno/filiação via integração com open finance.
Botão entrar em contato - Ao clicar, o usuário é direcionado para o WhatsApp para falar diretamente com o aluno ou responsável.
Conta bancária e cartão - Ao selecionar, o dashboard atualiza as informações de acordo as informações disponíveis.
Filiação - Essa funcionalidade visa mostrar as informações financeiras das filiações do aluno (Parentesco de 1º e 2º graus) via open finance, ao selecionar uma filiação, o dashboard atualiza de acordo as informações disponíveis da filiação. Essa função existe visando uma experiência mais imersiva e que aumenta o valor agregado do produto.
Desconto inteligente - O objetivo dessa section é ajudar o usuário na tomada de decisão na negociação, o algoritmo que utiliza como base todos os dados disponíveis do aluno/filiação via open finance. A motivação de utilizar um gráfico círculo é pela praticidade e intuitividade, pois, temos a tendências de nos familiarizar melhor com formas arredondas e naturais. O badge tem um papel muito importante em traduzir para usuário o resultado feito pelo algoritmo. Além de ambos conseguirem chamar a atenção do usuário para o resultado. Todas essa decisões corroboraram para a praticidade do produto.
Dados atualizados - O objetivo dessa section é trazer em números atualizados a vida financeira do aluno/filiação. A decisão de aplicar Information Architecture Hierarchy (Arquitetura de Informação baseada em Hierarquia) foi importante para evidenciar os dados mais relevantes que são "Último salário" e "Saldo atual" dos demais. Todas essas decisões corroboraram para um dashboard mais completo, aumentando o valor agregado do produto. Aumentando o engajamento do usuário.
Histórico de transações - O objetivo dessa coluna é de mostrar de forma clara e intuitiva um extrato geral de transações do aluno/afiliação, para que o usuário possa analisar mais profundamente o comportamento do aluno/afiliação, podendo filtrar por data mais recente/antiga. Alternar as cores dos valores (de acordo ao tipo de transação: entrada ou saída), faz com que o usuário tenha maior entendimento sobre os dados sem que precise ler em detalhes da transação.
Histórico de salário - O objetivo dessa section é mostrar a renda mensal do aluno/filiação. O algoritmo utiliza como base todas as entradas no período de 1 mês. A decisão de mostrar o valor em verde, chama a atenção do usuário para a informação mais importante, o que gera mais praticidade para a experiência do usuário (UX).
Histórico de saldo - O objetivo dessa section é mostrar o saldo em conta do aluno/filiação. O algoritmo utiliza como base todas as entradas on-time. A decisão de mostrar o valor em verde, chama a atenção do usuário para a informação mais importante, o que gera mais praticidade para a experiência do usuário (UX).
3º etapa, Desenvolver a interface do usuário (UI):
Todo processo é feito no Figma com apoio do FigJam e Clickup.
Criar um design system e seus componentes baseado na identidade visual já existente (cores, tipografia, logo, ícones e etc);
Importar UI Kit do Tailwind (Framework CSS);
Simular e otimizar para telas menores como tablet e mobile (Responsive Design);
Validar com cliente;
Entrega.