Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal
Ferramentas
Figma
ClickUp
UI Design
Princípios do design
Design system
Responsive design
Morphism design
UX Design
Design Thinking
UX Research
Emotional Design
User Flow
Web Information Architecture
Accessibility Design
Dev Experience
Resumo
O Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal (CBCM) é o principal congresso da América Latina de caráter científico e profissional que busca trazer inovação e avanços relacionados à utilização medicinal da cannabis. O CBCM promove palestras, comitês e uma feira sobre a cannabis medicinal.
1º etapa, UX Research:
A UX Research contribuiria muito no desenvolvimento do User Flow, mantendo o core do projeto coeso.
Briefing - O cliente gostaria de realizar um redesign no site institucional do CBCM com o objetivo de atrair o público para o congresso e comunicar a essência da marca. Com base em dados sobre o usuário e a percepção que o cliente tinha sobre o CBCM, pude concluir que a marca transmite seriedade, humanismo e inovação.
Benchmark - Comecei pesquisas relacionadas ao setor em que o CBCM está inserido, concorrentes, usuários e sua percepção sobre todo esse ecossistema (via notícias, pesquisas de terceiros e concorrentes). Pude concluir que o mercado de cannabis medicinal é um setor em crescimento e em processo de regulamentação; em 2014, houve a primeira importação de medicamentos à base de cannabis e hoje é um mercado de R$26,1 bilhões. Historicamente, a cannabis foi associada ao uso recreativo e, portanto, carrega um estigma social. Pesquisas científicas têm demonstrado os benefícios terapêuticos do canabidiol (CBD) e outros compostos da cannabis. As pesquisas e regulamentações têm ajudado na diminuição do estigma social em relação à cannabis.
Persona - João Silva, é um médico neurologista de 38 anos, residente em São Paulo, Brasil, com um interesse crescente em medicina alternativa, especialmente no potencial terapêutico da cannabis medicinal. Ele busca ampliar seu conhecimento nessa área, conectar-se com outros profissionais e descobrir novas pesquisas e inovações relacionadas ao uso da cannabis medicinal. Enfrenta desafios em encontrar informações confiáveis e superar o estigma social associado ao uso da cannabis. João valoriza a transparência, a ética e busca constantemente expandir seus conhecimentos para fornecer o melhor cuidado possível aos seus pacientes. Ele espera que o Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal (CBCM) ofereça uma programação diversificada, materiais educativos e uma interface intuitiva para facilitar o acesso às informações relevantes.
Discovery - A oportunidade de negócios que identifiquei para o diferencial do produto foi utilizar as seguintes abordagens:
Autoridade - Visando transmitir para o usuário a autoridade e seriedade do CBCM, foram dispostos certificados de instituições relevantes, destaque aos palestrantes, comitês e apoiadores, métricas relevantes sobre o CBCM e conteúdos que reforçam a autoridade.
Inovação - Evidenciar inovações e regulamentações referentes ao mercado da cannabis é muito importante para a aceitação e percepção do usuário sobre o CBCM.
Morphism design - Morphism design é um estilo visual de design. É amplamente utilizado por grandes empresas como Apple e Netflix. Utilizei-o visando fazer uma junção entre seriedade, inovação e humanismo. Além de amplificar o viés de autoridade e a sensação de inovação.
2º etapa, User Flow (UX Design):
Abaixo será listado as principais funcionalidades junto com um resumo e as decisões tomadas em cada uma.
Hero - Com o objetivo de capturar a atenção do usuário, tomei as seguintes decisões:
Altura do hero - Não permitir que o hero ocupasse a altura completa da ViewPort (área de visualização do usuário), evitando causar no usuário a ilusão de completude. O conceito é que o usuário saiba que existe mais conteúdo e não abandone o site cedo demais.
Arquitetura de informações do hero - Dividir visualmente as informações do hero faz com que o usuário se mantenha envolvido na leitura e instigado a descobrir mais.
Morphism design - Utilizado nos containers do conteúdo visando transmitir a essência da marca e trazer dinamismo à leitura do conteúdo.
Programação - Para mostrar os benefícios que o usuário terá ao ir até o congresso. Um desafio que enfrentei foi dividir vários temas e subtemas de forma que fosse intuitivo para o usuário. A solução foi agrupar as palestras do mesmo tema em um container e depois dividir os subtemas com espaçamento e diferenciação visual. Os benefícios dessa abordagem foram atrair a atenção do usuário às atrações do congresso e demonstrar a quantidade de benefícios que ele teria ao ir ao congresso.
Palestrantes - AA decisão de exibir os palestrantes em carrossel visa instigar o usuário a descobrir qual palestrante surgirá ao avançar.
Quem somos e apoio - Contar um pouco sobre o congresso ajuda o usuário a se identificar com a marca e aumenta a autoridade do CBCM, demonstrando quais instituições relevantes endossam a iniciativa.
3º etapa, Desenvolver a interface do usuário (UI):
Todo processo é feito no Figma com apoio do FigJam e Clickup.
Criar um design system e seus componentes baseado na identidade visual já existente (cores, tipografia, logo, ícones e etc);
Simular e otimizar para telas menores como tablet e mobile (Responsive Design);
Validar com cliente;
Entrega.